Seguidores

terça-feira, 18 de julho de 2017

Avaliação 2 bim

tempo esgotado



80 comentários:

Unknown disse...

13- O Sangue tem como função a manutenção da vida do organismo no lugar que tange ao transporte de nutrientes, excretas (metabólitos), oxigênio e gás carbônico, hormônios, anticorpos, e demais substâncias ou corpúsculos cujos transportes se façam essenciais entre os mais diversos e mesmo remotos tecidos e órgãos do organismo.

8- A melatonina, um hormônio produzido pela glândula pineal, diminui com a idade e influi sobre o Ritmo sazonal e circadiano, sobre o ciclo sono-vigília e sobre a reprodução. ... A exposição a luminosidade (luz brilhante) é suficiente para suprimir a síntese de melatonina.

Unknown disse...

6.Funções da testosterona: Nos homens, a testosterona é fundamental para o desenvolvimento dos tecidos reprodutores, como os testículos e a próstata, e no desenvolvimento de características sexuais secundárias, como o aumento da massa muscular, massa óssea e o crescimento de pelos no corpo. Além disso, ela também é um fator determinante no comportamento sexual masculino, pois a mesma é responsável pelo aumento do desejo sexual.

15.Quais são as glândulas endócrinas? As principais glândulas endócrinas humanas são: a Pineal, a Hipófise, a Tireóide, as Paratireoides, o Timo, as Suprarrenais, o Pâncreas, os Ovários e os Testículos. MARINA FERNANDES MOTA 2° "A"

Unknown disse...

Alice Maria Perazzo da Silva Simoncini - 2° C

Foram escolhidas as perguntas correspondentes à questão 1ª e 15ª.

1) Os alvéolos tem como função trocar oxigênio e gás carbônico através das membranas capilares.


15) As glândulas endócrinas são : Hipófise, Tireóide, Paratireóides,Suprarrenais, Pâncreas, Timo,Pineal e Gônadas.

Unknown disse...

1- Funções dos alvéolos
Nos alvéolos ocorre a Hematose Pulmonar, que é a troca gasosa entre o sangue e o ar do pulmão, essa função faz manutenção do equilíbrio ácido básico no organismo, o oxigênio presente nos alvéolos passa para a corrente sanguínea, o sangue venoso, passa a ser arterial, e o gás carbônico presente nos capilares passa para o interior dos alvéolos por difusão. Este gás é eliminado no o ambiente durante o movimento de expiração.


14- Porque a panturrilha é considerada é considerada o segundo coração?

Consideramos as panturrilhas nosso segundo coração porque ao serem movimentadas a musculatura comprimi as veias da perna e facilita o retorno do sangue para coração, A panturrilha envia de volta para o coração cerca de 100 ml de sangue por minuto.

Amanayara Miranda 2ºC

Unknown disse...

2°C THAYANE MONIQUE DOS SANTOS

7- o hipotálamo liga o sistema nervoso ao sistema endócrino, sintetizando a secreção de neuro hormônios. controla o sistema nervoso; atua no controle da temperatura corporal; controla e regula sede e fome; atua no controle das emoções e comportamentos; atua no processo de contratação muscular; age no controle de processos relacionados a desejo sexual.


21- a prática regular de atividades física, ou o estilo de vida ativo é um meio de proteção contra doenças cardiovasculares, reduzindo a mortalidade cardiovascular ou até outros tipos de mortalidade.

Unknown disse...

6. É produzida nos testículos, auxilia na maturação dos espermatozóides, responsável pelas características sexuais masculinas, além de fortalecer a estrutura óssea, aumentar a massa muscular e ser responsável pela manutenção de pelos e engrossamento da voz na puberdade.

12. Estimula o crescimento e secreção de estrogênios nos folículos ovarianos e espermatogênese nos testículos.

Olívia Luísa Fernandes Silveira - 2°C

Unknown disse...


9- A insulina afeta o metabolismo da glicose, dos aminoácidos e dos ácidos graxos. Seus efeitos são muito amplos e agem em muitos órgãos e células.

Após ser secretada e transportada aos tecidos ela começa ser degradada, principalmente pelo fígado, rins e músculos.

Quando a insulina encontra seus receptores na membrana das células, começa promover inúmeros eventos, em vários locais da célula. Esse hormônio também promove o armazenamento de combustível, estimula a captação de nutrientes na célula.

Os níveis plasmáticos de glicose, ácidos graxos livres, cetoácidos e glicerol são diminuídos pela ação da insulina. Sua deficiência ocasiona perda de massa magra e tecido adiposo, hiperglicemia, problemas de crescimento e cetoacidose metabólica.

A deficiência de insulina pode causar sérios distúrbios metabólicos, como a diabetes. Isso está relacionado com a deficiência das células β. Tanto tipo 1 como tipo 2 são causados por essa deficiência. A secreção de insulina é aumentada pela obesidade e diminuída com exercícios físicos. Um tumor nas células β também provoca hipersecreção de insulina.


12- quando o FSH se liga aos receptores das células de Sertolli e as células granulosas dos ovários, ele estimula elas produzirem inibida, estradiol e outras proteínas essenciais a gametogênese.
na mulher, o FSH é responsável pelo crescimento e maturação dos folículos ovarianos durante a ovogênese. uma resposta positiva é exercida sobre o hipotálamo e sobre pituitária durante a fase folicular do ciclo ovariano, resultando em um pico de LH e liberação de FSH, o que faz com que o folículo de Graaf se rompa e libere o óvulo, resultando na ovulação. a secreção de LH e FSH diminui durante a fase lútea.
no homem, o FSH atua durante a espermatogênese.
o FSH é utilizado em algumas técnicas de fertilização para induzir a ovulação.
YARA JÚLIA DE OLIVEIRA LIMA. 2°A

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

11. A somatotrofina estimula a multiplicação celular e o desenvolvimento de tecidos. Consequentemente, o GH estimula o crescimento do corpo.

14. Porque o movimento muscular da panturrilha ajuda o sangue a retornar ao coração.

Camilla Ferreira Leite 2°A

Bruna Vitória disse...

Bruna Vitória Andrade Cipriano 2°B
14-Porque a panturrilha é considerada é considerada o segundo coração?
A panturrilha, também conhecida como “batata da perna”, além de ser um músculo que auxilia constantemente na caminhada, postura e equilíbrio do corpo, tem a importante função de bombear o sangue de volta para o coração e muitas vezes é, inclusive, chamada de “segundo coração” ou “coração da perna”,porque ao movimentá-las a musculatura comprimirá as veias da perna e facilitará o retorno do sangue ao coração.
10.Funções da paratireoides?
Elas têm a função de regular o metabolismo do cálcio e do fósforo, e conseqüentemente têm importante ação na formação e na manutenção de todas as estruturas ósseas do corpo humano.

Unknown disse...

13. Função do Sangue.
O sangue tem como função a manutenção da vida do organismo no que tange ao transporte de nutrientes, excretas (metabólitos), oxigênio e gás carbônico, hormônios, anticorpos, e demais substâncias ou corpúsculos cujos transportes se façam essenciais entre os mais diversos e mesmo remotos tecidos e órgãos do organismo.

06.Funcoes da testosterona.

Ela não é considerada o principal hormônio masculino atoa, nos homens, a testosterona é fundamental para o desenvolvimento dos tecidos reprodutores, como os testículos e próstata, e no desenvolvimento de características sexuais secundárias, como o aumento da massa muscular, massa óssea e o crescimento de pelos no corpo .

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Débora Cristina De França "2'A"

Unknown disse...


Mariane Viana dos Santos 2°ano - A

01.Função dos alvéolos.
Resposta: A função básica dos alvéolos é a troca dos gases. A estrutura de alvéolos é o local onde a troca dos gases durante a respiração tem lugar. Estas estruturas são cercadas por capilares que transportam sangue. A troca de dióxido de carbono no sangue a partir destes capilares ocorre através das paredes do alvéolo.

Os alvéolos começam a funcionar quando respiramos ar através de nossas narinas. O ar passa através de uma rota longa consistituida de vários órgãos do sistema respiratório. Estes órgãos incluem as passagens nasais, faringe, laringe, traquéia, brônquios, pequenos brônquios, bronquíolos e finalmente alcançando os alvéolos por meio de pequenos sacos de ar. O ar contém oxigénio que é absorvido pelo sangue que flui através dos capilares. Este oxigénio é então passado para o sistema circulatório, completando assim o ciclo de troca dos gases.


07.Funções do hipotálamo

- Controla o sistema nervoso autônomo dos seres humanos;

- Atua no controle da temperatura do corpo humano;

- Controla e regula os processos de sede e fome;

- Atua no controle das emoções e comportamentos (funções exercidas em conjunto com o sistema límbico);

- Atua no processo de contração muscular (cardíaco e liso);

- Atua na regulação de secreção de diversas glândulas que produzem hormônios;

- Age no controle de vários hormônios pela hipófise;

- Age nos processos relacionados ao desejo sexual;

- Regula os estados de consciência e ritmos circadianos (horários de vigília e sono).

Unknown disse...

Camila Victoria Xavier Barbosa
2B
(14 e 19)

14- Porque a panturrilha é considerada é considerada o segundo coração?
Porque ao movimentá-las a musculatura comprimirá as veias da perna e facilitará o retorno do sangue ao coração.
19- Como acontece a grande circulação?
Grande circulação é a designação dada à parte da circulação sanguínea na qual o sangue arterial rico em oxigênio é bombeado para os principais órgãos do corpo humano e retorna como sangue venoso pobre em oxigênio de volta ao coração. Em síntese, é a circulação coração-corpo exceto pulmões-coração. Inicia-se no ventrículo esquerdo e termina na aurícula direita do coração.

Unknown disse...

Pâmela Inocencio Freitas Vieira
2 ano c
1= A principal função dos alvéolos pulmonares é ser o local onde ocorrem as trocas gasosas entre o ar e o sangue, a hematose. Ao chegar aos alvéolos, o oxigênio difunde-se para o sangue dos capilares. Enquanto, o gás carbônico, presente no sangue dos capilares difunde-se para o interior dos alvéolos. A hematose consiste na difusão dos gases, devido ao diferente grau de concentração de cada um.

5= O glucagon é antagonista da insulina, estimulando o fígado (órgão mais afetado por este hormônio) a degradar o glicogênio e liberar glicose. O fígado é responsável pela gliconeogênese e o glucagon desempenha importante função de regulação deste processo, evitando também a hipoglicemia. O glucagon promove a utilização de combustíveis, ao invés de armazenamento e isso ocorre principalmente com a glicose. Além disso, o glucagon diminui a síntese de colesterol pelo fígado, inibe a reabsorção de sódio pelos rins, aumenta sensivelmente o débito cardíaco, pode agir regulando o apetite e diminui o nível de aminoácidos.

Unknown disse...

Andrey Bembem Nogueira
2°B

14. Porque a panturrilha é considerada é considerada o segundo coração?

Porque ao movimentá-las a musculatura comprimirá as veias da perna e facilitará o retorno do sangue ao coração. Correr, caminhar e andar de bicicleta são bons exemplos que melhoram a circulação e evitam problemas como as varizes.

21. Como o exercício físico influencia no sistema cardiovascular?

O exercício físico proporciona uma melhora da aptidão física do ser humano contribuindo para a melhoria da saúde e elevando a qualidade de vida, diminuindo estresse, melhora na função cardiorrespiratória, salientando que qualquer tipo de atividade física deve ser introduzido de uma forma gradativa na rotina e sempre respeitando os limites do corpo humano.


Letícia Viana Pereira disse...

18- Na pequena circulação, o sangue venoso que se encontra no ventrículo direito vai para as artérias pulmonares dirigindo-se para os pulmões percorrendo os capilares pulmonares, onde se realiza a hematose, ou seja, as trocas gasosas. O sangue arterial volta ao coração através das veias pulmonares, entrando no átrio esquerdo. Ventrículo direito → Pulmões → Átrio esquerdo (Coração → pulmão → Coração)

Simplificando: Enquanto o ventrículo direito impulsiona o sangue para os pulmões (através da pequena circulação), o ventrículo esquerdo o impulsiona para os tecidos do corpo (através da grande circulação), sob pressão bem maior.

9- A insulina afeta o metabolismo da glicose, dos aminoácidos e dos ácidos graxos. Seus efeitos são muito amplos e agem em muitos órgãos e células.

Após ser secretada e transportada aos tecidos ela começa ser degradada, principalmente pelo fígado, rins e músculos.

Quando a insulina encontra seus receptores na membrana das células, começa promover inúmeros eventos, em vários locais da célula. Esse hormônio também promove o armazenamento de combustível, estimula a captação de nutrientes na célula.

Os níveis plasmáticos de glicose, ácidos graxos livres, cetoácidos e glicerol são diminuídos pela ação da insulina. Sua deficiência ocasiona perda de massa magra e tecido adiposo, hiperglicemia, problemas de crescimento e cetoacidose metabólica.

A deficiência de insulina pode causar sérios distúrbios metabólicos, como a diabetes. Isso está relacionado com a deficiência das células β. Tanto tipo 1 como tipo 2 são causados por essa deficiência. A secreção de insulina é aumentada pela obesidade e diminuída com exercícios físicos. Um tumor nas células β também provoca hipersecreção de insulina.

Letícia Viana Pereira- 2°A

Unknown disse...

Andrey Ferreira Marques Cavalcante - 2º Ano "B"

14-Porque a panturrilha é considerada é considerada o segundo coração?

Porque ela também funciona como uma bomba igual ao coração, quando movimentamos a panturrilha, sua musculatura comprime as veias da perna, levando o sangue de volta até o nosso coração, melhorando e facilitando toda a circulação do corpo.

15-Quais são as glândulas endócrinas?

Hipotálamo,hipófise, pineal, tireóide, paratireóide, timo, adrenais, pâncreas, testículos no caso dos homens e ovários no caso das mulheres.

Unknown disse...

21. Como o exercício físico influencia no sistema cardiovascular?

O exercício físico proporciona uma melhora da aptidão física do ser humano contribuindo para a melhoria da saúde e elevando a qualidade de vida, diminuindo estresse, melhora na função cardiorrespiratória, salientando que qualquer tipo de atividade física deve ser introduzido de uma forma gradativa na rotina e sempre respeitando os limites do corpo humano. As respostas fisiológicas principalmente no Sistema Cardiovascular têm como objetivo manter a homeostasia celular em face do aumento das demandas metabólicas. Na prática, ocorrem algumas alterações fisiológicas que vai proporcionando adaptações no sistema cardiovascular, tais como a freqüência cardíaca e a pressão arterial (PA), sua resposta adequada depende das características do exercício que será executado, ou seja, do tipo, da duração, da intensidade e da massa muscular envolvida.

13. Função do sangue

Transportar oxigênio,nutrientes e resíduos

Unknown disse...

10.As paratireóides são pequenas glândulas do sistema endócrino que estão localizadas atrás da tireóide. Existem 4 glândulas paratireóides os quais normalmente têm o tamanho de uma ervilha cada uma. Elas são mostradas neste desenho acima como as glândulas de cor amarelo-mostarda localizadas atrás da glândula tireóide que está na cor rosa, sua cor normal. O tubo de coloração azul-clara passando pelo centro do desenho é a traquéia. A "caixinha da voz", ou laringe, é estrutura rósea situada no topo da figura sobre a traquéia. As artérias carótidas são mostradas em ambos os lados da tireóide, sendo responsáveis pelo transporte de sangue oxigenado desde o coração até o cérebro.

A função das glândulas paratireóides é a regulação dos níveis de cálcio em nosso corpo, mantendo a concentração sangüínea do cálcio dentro de valores que permitam o bom funcionamento dos sistemas muscular e nervoso.

15.- Hipófise
- Glândula Pineal
- Timo
- Glândula Tireóide
- Glândula Supra-Renal
- Testículo (nos homens)
- Ovário (nas mulheres)
- Pâncreas

Unknown disse...

Nome: Bárbara Kananda Cardoso de Farias
Turma:2°B

5.Ações do glucagon:
-Esse hormônio aumenta a glicose sanguínea de duas maneiras:
1) Estimulando a conversão de glicogênio em glicose
2) Estimulando a conversão de proteínas em glicose

15.Quais são as glândulas endócrinas?
-As glândulas endócrinas são:
1) Hipófise
2) Glândulas tireoides
3) Glândulas paratireoides
4) Glândulas supra-renais
5) Pâncreas
6) Gônadas (ovários para as mulheres e testículos para os homens)
7) Timo
8) Glândula pineal

Unknown disse...

Qual e a função do sangue? A função do sangue e levar nutrientes e oxigênio para os órgãos. O sangue com Co2 e levado para os pulmão com a pequena circulação para la acontecer ás troca gasosas nos alveus depois ele conta na vai pomonar direita, passa pelo átrio direito até a parte esquerda do pulmão que la passa pela artéria coronária esquerda e vai para todo o corpo.
Porque a panturrilha e considerada um segundo coração ? Porque a fazermos qualquer exercício físico o panturrilha se contrai e relacha(como o coração)ajudando o sangue que está nas pernas serem bombeado para a parte superio do nosso corpo.
Aluno: Thiago Almeida turma:2C

Unknown disse...

Qual e a função do sangue? A função do sangue e levar nutrientes e oxigênio para os órgãos. O sangue com Co2 e levado para os pulmão com a pequena circulação para la acontecer ás troca gasosas nos alveus depois ele conta na vai pomonar direita, passa pelo átrio direito até a parte esquerda do pulmão que la passa pela artéria coronária esquerda e vai para todo o corpo.
Porque a panturrilha e considerada um segundo coração ? Porque a fazermos qualquer exercício físico o panturrilha se contrai e relacha(como o coração)ajudando o sangue que está nas pernas serem bombeado para a parte superio do nosso corpo.
Aluno: Thiago Almeida turma:2C

Unknown disse...

7- funções do hipotálamo
- Controla o sistema nervoso autônomo dos seres humanos;

- Atua no controle da temperatura do corpo humano;

- Controla e regula os processos de sede e fome;

- Atua no controle das emoções e comportamentos (funções exercidas em conjunto com o sistema límbico);

- Atua no processo de contração muscular (cardíaco e liso);

- Atua na regulação de secreção de diversas glândulas que produzem hormônios;

- Age no controle de vários hormônios pela hipófise;

- Age nos processos relacionados ao desejo sexual;

- Regula os estados de consciência e ritmos circadianos (horários de vigília e sono).

12- função do fhs.
A função do FSH nos homens é ativar a produção de espermatozoides pelos testículos.
Nas mulheres, o FSH estimula os ovários a produzirem e liberarem o hormônio estrógeno, que além de promover o de­senvolvimento dos caracteres sexuais secundários femininos, atua no ciclo menstrual, ativando a re­generação da mucosa uterina após a menstruação.

João vitor prudêncio 2°C.

Unknown disse...

Luan Gustavo de L. Lopes 2"D"

18. Como funciona a pequena circulação?

Ocorre a hematose, se não me engano no alvéolo pulmonar, que é a troca de CO2(gás carbônico) por O2(oxigênio), é a "limpeza" do sangue ...

19. Como acontece a grande circulação?

O sangue leva os nutrientes e o oxigênio as células dos órgãos por todo o seu corpo , nessa passagem o sangue captura "as sujeiras" das células e volta pra fazer a pequena circulação e se limpar novamente ....

Unknown disse...

RAILA 2 ANO C
13- O sangue é um tecido conjuntivo líquido que circula pelo sistema vascular em animais com sistemas circulatórios fechados; formado por uma porção celular de natureza diversificada - pelos "elementos figurados" do sangue - que circula em suspensão em meio fluido, o plasma. Em animais vertebrados o sangue, tipicamente vermelho, é geralmente produzido na medula óssea. Em animais invertebrados a coloração pode variar, mostrando-se em várias espécies, dada a presença de cobre e não ferro na estrutura das células responsáveis pelo transporte de oxigênio, azulado. O sangue tem como função a manutenção da vida do organismo no que tange ao transporte de nutrientes, excretas (metabólitos), oxigênio e gás carbônico, hormônios, anticorpos, e demais substâncias ou corpúsculos cujos transportes se façam essenciais entre os mais diversos e mesmo remotos tecidos e órgãos do organismo.

9-Vários estudos foram realizados com esse hormônio e descobriram que além de limitar a utilização de glicose pelo músculo, ela também trabalhava como ativadora de enzimas, com transportadora de glicose, alterava o potencial de membrana e favorecia a entrada de cátions e aminoácidos na célula.

Atualmente, a insulina é um dos hormônios mais bem estudados e ainda com os mecanismos de ação ainda menos esclarecidos.

Unknown disse...

9- A insulina afeta o metabolismo da glicose, dos aminoácidos e dos ácidos graxos. Seus efeitos são muito amplos e agem em muitos órgãos e células. Quando a insulina encontra seus receptores na membrana das células, começa promover inúmeros eventos, em vários locais da célula. Esse hormônio também promove o armazenamento de combustível, estimula a captação de nutrientes na célula.

5- O glucagon ajuda a manter os níveis de glicose no sangue ao se ligar aos receptores do glucagon nos hepatócitos (células do fígado), fazendo com que o fígado libere glicose - armazenada na forma de glicogênio - através de um processo chamado glicogenólise.

Emanuel Araújo 2º A

Unknown disse...

Perguntas n° 18 e 19

18- A pequena circulação é a designação dada à parte da circulação sanguínea na qual o sangue é bombeado para os pulmões e retorna rico em oxigênio de volta ao coração. Em síntese, é uma circulação coração-pulmão-coração. Inicia-se no ventrículo direito e termina no átrio esquerdo do coração.

19- Grande circulação é um dos circuitos da circulação sanguínea dupla, entre o coração e todo o organismo. Na grande circulação, o sangue do ventrículo esquerdo vai para todo o organismo, através da artéria aorta, e retorna até o átrio direito do coração, pelas veias cava. É uma circulação coração-tecido-coração - entre o ventrículo esquerdo e o átrio direito do coração

Giulianna Anselmo Pio de Lima - 2° A

rsrafa disse...

4- A tiroxina (T4) e o T3 têm a função de aumentar ou acelerar o metabolismo celular. A função deles é a mesma porém o que difere é a velocidade e intensidade da ação.

12- Nas mulheres, o FSH atua sobre os ovários, promovendo o amadurecimento dos folículos e estimulando a liberação de estrogênio. Nos homens, o FSH atua sobre os testículos, estimulando a produção de testosterona.


Rafael Saldanha
2° A

Unknown disse...

18.A circulação pequena ou circulação pulmonar é a designação dada à parte da circulação sanguínea na qual o sangue é bombeado para os pulmões e retorna rico em oxigênio de volta ao coração. Em síntese, é uma circulação coração-pulmão-coração. Inicia-se no ventrículo direito e termina no átrio esquerdo do coração.O sangue, pobre em oxigênio (venoso), entra no ventrículo direito e é bombeado para as artérias pulmonares dirigindo-se para os pulmões. Nestes, percorre as arteríolas pulmonares e capilares pulmonares, onde ocorre o processo de trocas gasosas que eliminam o gás carbônico do sangue e o tornam rico em oxigênio.

O sangue, rico em oxigênio (arterial), passa pelas vênulas pulmonares, para as veias pulmonares e retorna para o coração entrando no átrio esquerdo.

Resumidamente, a circulação pulmonar é composta por: átrio direito - ventrículo direito - artéria pulmonar - pulmão - veias pulmonares - átrio esquerdo - ventrículo esquerdo. A partir daí o sangue passa para a artéria aorta dando início à grande circulação,e também Na pequena circulação, o sangue arterial (que nesta situação está pobre em oxigênio) sai do coração e segue para os pulmões pelas artérias pulmonares.
19. O sistema circulatório transporta o sangue oxigenado para longe do coração e retorna o sangue desoxigenado de volta para o coração. Na grande circulação, o sangue do ventrículo esquerdo vai para todo o organismo, através da artéria aorta, e retorna até o átrio direito do coração, pelas veias cava.

Vitória Rodrigues
2°A

Unknown disse...

18.A circulação pequena ou circulação pulmonar é a designação dada à parte da circulação sanguínea na qual o sangue é bombeado para os pulmões e retorna rico em oxigênio de volta ao coração. Em síntese, é uma circulação coração-pulmão-coração. Inicia-se no ventrículo direito e termina no átrio esquerdo do coração.O sangue, pobre em oxigênio (venoso), entra no ventrículo direito e é bombeado para as artérias pulmonares dirigindo-se para os pulmões. Nestes, percorre as arteríolas pulmonares e capilares pulmonares, onde ocorre o processo de trocas gasosas que eliminam o gás carbônico do sangue e o tornam rico em oxigênio.

O sangue, rico em oxigênio (arterial), passa pelas vênulas pulmonares, para as veias pulmonares e retorna para o coração entrando no átrio esquerdo.

Resumidamente, a circulação pulmonar é composta por: átrio direito - ventrículo direito - artéria pulmonar - pulmão - veias pulmonares - átrio esquerdo - ventrículo esquerdo. A partir daí o sangue passa para a artéria aorta dando início à grande circulação,e também Na pequena circulação, o sangue arterial (que nesta situação está pobre em oxigênio) sai do coração e segue para os pulmões pelas artérias pulmonares.
19. O sistema circulatório transporta o sangue oxigenado para longe do coração e retorna o sangue desoxigenado de volta para o coração. Na grande circulação, o sangue do ventrículo esquerdo vai para todo o organismo, através da artéria aorta, e retorna até o átrio direito do coração, pelas veias cava.

Vitória Rodrigues
2°A

Unknown disse...

Jéssica Dias 2C 12.O FSH, hormônio foliculotrófico ou folículo-estimulante, é produzido pela hipófise e é uma das gonadotrofinas, juntamente com o LH. Apresenta como funções: regular o desenvolvimento, o crescimento, a maturação puberal, os processos reprodutivos e a secreção de esteróides sexuais, nas gônadas (testículos e ovários).

A secreção das gonadotrofinas é pulsátil, periódica, cíclica e varia com a fase da vida, com diferenças consideráveis entre o sexo feminino e masculino. 5.O glucagon ou glicagina é um hormônio (polipeptídeo) produzido no pâncreas e também nas células espalhadas pelo tracto gastrointestinal. São conhecidas inúmeras formas de glucagons, sendo que a biologicamente ativa tem 29 aminoácidos.

É um hormônio muito importante no metabolismo dos hidratos de carbono. O seu papel mais conhecido é aumentar a glicemia (nível de glicose no sangue), contrapondo-se aos efeitos da insulina. O glucagon atua na conversão da ATP (trifosfato de adenosina) a AMP-cíclico, composto importante na iniciação da glicogenólise, com imediata produção e libertação de glicose pelo fígado.

Unknown disse...

Jéssica Dias 2C 12.O FSH, hormônio foliculotrófico ou folículo-estimulante, é produzido pela hipófise e é uma das gonadotrofinas, juntamente com o LH. Apresenta como funções: regular o desenvolvimento, o crescimento, a maturação puberal, os processos reprodutivos e a secreção de esteróides sexuais, nas gônadas (testículos e ovários).

A secreção das gonadotrofinas é pulsátil, periódica, cíclica e varia com a fase da vida, com diferenças consideráveis entre o sexo feminino e masculino. 5.O glucagon ou glicagina é um hormônio (polipeptídeo) produzido no pâncreas e também nas células espalhadas pelo tracto gastrointestinal. São conhecidas inúmeras formas de glucagons, sendo que a biologicamente ativa tem 29 aminoácidos.

É um hormônio muito importante no metabolismo dos hidratos de carbono. O seu papel mais conhecido é aumentar a glicemia (nível de glicose no sangue), contrapondo-se aos efeitos da insulina. O glucagon atua na conversão da ATP (trifosfato de adenosina) a AMP-cíclico, composto importante na iniciação da glicogenólise, com imediata produção e libertação de glicose pelo fígado.

Unknown disse...

Perguntas n° 18 e 19

18- A pequena circulação é a designação dada à parte da circulação sanguínea na qual o sangue é bombeado para os pulmões e retorna rico em oxigênio de volta ao coração. Em síntese, é uma circulação coração-pulmão-coração. Inicia-se no ventrículo direito e termina no átrio esquerdo do coração.

19- Grande circulação é um dos circuitos da circulação sanguínea dupla, entre o coração e todo o organismo. Na grande circulação, o sangue do ventrículo esquerdo vai para todo o organismo, através da artéria aorta, e retorna até o átrio direito do coração, pelas veias cava. É uma circulação coração-tecido-coração - entre o ventrículo esquerdo e o átrio direito do coração.
Gustavo Palma Veloso
2°"A"

Unknown disse...

Função do sangue: O sangue tem como função a manutenção da vida do organismo no que tange ao transporte de nutrientes, excretas, oxigênio e gás carbônico, hormônios, anticorpos, e demais substâncias ou corpúsculos cujos transportes se façam essenciais entre os mais diversos e mesmo remotos tecidos e órgãos do organismo.


Por que a panturrilha é considerada o segundo coração?
movimenta a musculatura comprimirá as veias da perna e facilitará o retorno do sangue ao coração.Qualquer exercício que faça a contração e o relaxamento dos músculos das pernas bombear o sangue de volta para o coração com mais força. Por isso podemos considerar a panturrilha como nosso segundo coração.
Mariana Calazans 2°A

Unknown disse...

21 - O exercício físico proporciona uma melhora da aptidão física do ser humano contribuindo para a melhoria da saúde e elevando a qualidade de vida, diminuindo estresse, melhora na função cardiorrespiratória, salientando que qualquer tipo de atividade física deve ser introduzido de uma forma gradativa na rotina e sempre respeitando os limites do corpo humano. As respostas fisiológicas principalmente no Sistema Cardiovascular têm como objetivo manter a homeostasia celular em face do aumento das demandas metabólicas. Na prática, ocorrem algumas alterações fisiológicas que vai proporcionando adaptações no sistema cardiovascular, tais como a frequência cardíaca e a pressão arterial (PA), sua resposta adequada depende das características do exercício que será executado, ou seja, do tipo, da duração, da intensidade e da massa muscular envolvida

13 -Sua principal função é o transporte substâncias (nutrientes, oxigênio, gás carbônico e toxinas), regulação e proteção de nosso corpo.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Wilkslan de sousa Oliveira 2"D"

18-Circulação Pulmonar ou Pequena circulação é a designação dada à parte da circulação sanguínea na qual o sangue é bombeado para os pulmões e retorna rico em oxigênio de volta ao coração. Em síntese, é uma circulação coração-pulmão-coração. Inicia-se no ventrículo direito e termina no átrio esquerdo do coração.

19-O sistema circulatório transporta o sangue oxigenado para longe do coração e retorna o sangue desoxigenado de volta para o coração. Na grande circulação, o sangue do ventrículo esquerdo vai para todo o organismo, através da artéria aorta, e retorna até o átrio direito do coração, pelas veias cava.

Unknown disse...

Geovana Rodrigues Aguiar - 2° "A"
1-A função básica dos alvéolos é a troca dos gases. A estrutura de alvéolos é o local onde a troca dos gases durante a respiração tem lugar. Estas estruturas são cercadas por capilares que transportam sangue. A troca de dióxido de carbono no sangue a partir destes capilares ocorre através das paredes do alvéolo.
15-Glândula pineal Hipotálamo, Hipófise , Tireoide , Pâncreas , Suprarrenal,Testículos , Ovário.

Unknown disse...

GLEICIELE BARBOZA 2°A

6.Funções da testosterona

Este harmonino apresenta duas funções básicas e com características bem diferentes: uma função anabólica e outra androgênica.
Pela ação anabólica a testosterona vai atuar essencialmente nas zonas de crescimento dos ossos assim como influenciar o desenvolvimento de todos os órgãos do corpo humano.
Através da ação androgênica, ela é considerada como sendo a responsável pelo desenvolvimento das características sexuais masculinas onde estão incluídas o crescimento e desenvolvimento dos órgãos sexuais, a produção de espermatozoides, o desenvolvimento dos pelos, o aparecimento e crescimento da barba, as alterações da voz entre outros.
A testosterona está também a encarregada de fazer a distribuição da gordura corporal, dando forma à diferença entre os contornos masculinos e femininos pois proporciona um maior desenvolvimento da massa muscular nos homens comparativamente às mulheres.

17. Qual a função primordial do sistema respiratório?

O sistema respiratório tem como principal função realizar a troca gasosa, ou seja, levar oxigênio (O2) às células e eliminar o dióxido de carbono (CO2) produzido por elas.

Diego Henrique disse...

Turma: 2 D
Perguntas 13 e 14

13- HEMÁCIAS

Funções:

- Realizar a respiração celular.

- Transportar oxigênio até os diversos tecidos do corpo.

- Transportar parte do gás carbônico através da hemoglobina (um dos principais componentes das hemácias).


LEUCÓCITOS

Funções:

- São responsáveis pela proteção do organismo (função imunológica). Combatem microrganismos (vírus, bactérias, parasitas) causadores de doenças e qualquer substância estranha que penetre no corpo humano (exemplo: proteínas que não são estranhas ao organismo).

- Fazem a limpeza do organismo, através da destruição de células mortas ou restos de tecidos.

PLAQUETAS

Funções:

- São responsáveis pela coagulação do sangue. Ou seja, são fundamentais no processo de hemostasia (mecanismo do corpo para conter uma hemorragia).

PLASMA SANGUÍNEO

Funções:

- Realizam o transporte de hemácias, plaquetas, leucócitos, anticorpos, vitaminas, hormônios, gases, proteínas e sais.

- Possuem função reguladora, pois permitem as células efetuarem a eliminação de substâncias geradas no processo metabólico. Neste sentido, possibilitam também o recebimento dos nutrientes fundamentais para o funcionamento celular.

- Atuam como reserva de água do corpo.

14- Podemos considerar as panturrilhas nosso segundo coração porque ao movimentá-las a musculatura comprimirá as veias da perna e facilitará o retorno do sangue ao coração.

Anderson Adryel disse...

turma:2º ano A

3- função: promover as contrações musculares uterinas; reduzir o sangramento durante o parto; estimular a libertação do leite materno; desenvolver apego e empatia entre pessoas; produzir parte do prazer do orgasmo; e produzir medo do desconhecido.

13- O sangue tem como função a manutenção da vida do organismo no que tange ao transporte de nutrientes, excretas (metabólitos), oxigênio e gás carbônico, hormônios, anticorpos, e demais substâncias ou corpúsculos cujos transportes se façam essenciais entre os mais diversos e mesmo remotos tecidos e órgãos do organismo.

Anderson Adryel disse...

turma:2º ano A

3- função: promover as contrações musculares uterinas; reduzir o sangramento durante o parto; estimular a libertação do leite materno; desenvolver apego e empatia entre pessoas; produzir parte do prazer do orgasmo; e produzir medo do desconhecido.

13- O sangue tem como função a manutenção da vida do organismo no que tange ao transporte de nutrientes, excretas (metabólitos), oxigênio e gás carbônico, hormônios, anticorpos, e demais substâncias ou corpúsculos cujos transportes se façam essenciais entre os mais diversos e mesmo remotos tecidos e órgãos do organismo.

Unknown disse...

7- O hipotálamo intervém em numerosas funções orgânicas, que compreendem a manutenção do equilíbrio térmico, o controle da hipófise, o metabolismo, a circulação sanguínea, os estados emocionais, o mecanismo da vigília e do sono e, provavelmente, muitos outros, inclusive psicossomáticos. E, além disso, responde pelo controle de vários mecanismos viscerais.

13- O sangue é responsável pelo transporte de substâncias, regulação e proteção de nosso corpo.

Andréa de Jesus Spinosa 2°A

Anna disse...

Anna Vitória 2C

9. Ação da insulina.
A Insulina é uma substância (um hormônio) produzida pelo pâncreas, que pode reduzir a taxa de glicose no sangue e permitir a entrada de glicose nas células, caso o processo de criação de insulina não funcione ou funcione errado, poderá ocorrer um aumento anormal da glicose no sangue (diabetes). A Insulina também age nos músculos, quando um indivíduo sem diabetes fica doente, ferido ou se recupera de alguma cirurgia, a insulina exerce o papel de colaboradora na recuperação, trazendo aminoácidos (blocos que constroem as proteínas musculares) para os músculos. Os aminoácidos reparam os danos musculares e ajudam os músculos a recuperar tamanho e força. Se não há insulina suficiente no corpo quando os músculos são feridos, os aminoácidos não conseguem realizar seu trabalho, tornando os músculos fracos demais.

17. Qual a função primordial do sistema respiratório?

Fazer a troca gasosa no pulmão, conhecidos como dióxido de carbono e oxigênio. O sistema respiratório faz isso acontecer quando ele inspira o ar, que contem muito oxigênio, e passa pelas as vias respiratórias, sendo levado aos pulmões. O Oxigênio é trocado pelo dióxido de carbono do sangue venenoso que fica na circulação sanguínea, assim liberando o gás pobre em oxigênio e utilizando o rico em oxigênio.

Unknown disse...

2ºD IGOR DE ALMEIDA

6-A testosterona é responsável pelo desenvolvimento e manutenção das características masculinas normais, sendo também importante para a função sexual normal e o desempenho sexual. Apesar de ser encontrada em ambos os sexos, em média, o organismo de um adulto do sexo masculino produz cerca de vinte a trinta vezes mais a quantidade de testosterona que o organismo de um adulto do sexo feminino, tendo assim um papel determinante na diferenciação dos sexos na espécie humana.

8-A Melatonina é um neuro-hormônio - substância secretada por um neurônio, capaz de posteriormente atingir diretamente a circulação sangüínea – elaborado por uma ampla variedade de animais e vegetais. Nos seres superiores, como o Homem, ela é fabricada pela glândula pineal e, segundo os estudos até agora realizados, ela é a principal responsável pela regularização do sono.

Unknown disse...

Aline Sousa 2°B

12-Função do FSH:
O FSH, hormônio foliculotrófico ou folículo-estimulante, é produzido pela hipófise e é uma das gonadotrofinas, juntamente com o LH. Apresenta como funções: regular o desenvolvimento, o crescimento, a maturação puberal, os processos reprodutivos e a secreção de esteróides sexuais, nas gônadas (testículos e ovários).

18-Como funciona a pequena circulação?
Circulação Pulmonar ou Pequena circulação é a designação dada à parte da circulação sanguínea na qual o sangue é bombeado para os pulmões e retorna rico em oxigênio de volta ao coração. Em síntese, é uma circulação coração-pulmão-coração.
Inicia-se no ventrículo direito e termina no átrio esquerdo do coração.



Unknown disse...

17- A principal função do sistema respiratório é garantir as trocas gasosas com o ar atmosférico. Isso garante permanentemente, a concentração do oxigenio no sangue, que é essencial para que as reações metabólicas ocorram.

14- Porque ao movimentá-las a musculatura comprimirá as veias da perna e facilitará o retorno do sangue ao coração. A panturrilha envia de volta para o coração cerca de 100 ml de sangue por minuto.


Unknown disse...

Ana Carolina Da Conceição Calado
2°A

14-Porque a panturrilha é considerada é considerada o segundo coração?

Podemos considerar as panturrilhas nosso segundo coração porque ao movimentá-las a musculatura comprimirá as veias da perna e facilitará o retorno do sangue ao coração.

15- Quais são as glândulas endócrinas?

- Hipófise
- Glândula Pineal
- Timo
- Glândula Tireóide
- Glândula Supra-Renal
- Testículo (nos homens)
- Ovário (nas mulheres)

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

GABRIELY COSTA - 2°C

3-funções da ocitocina
Suas principais funções: promove as contrações musculares uterinas; reduz o sangramento durante o parto; estimula a liberação do leite materno; desenvolve apego e empatia entre pessoas; produz parte do prazer do orgasmo; e produz medo do desconhecido.Desempenha também um papel importante no processo reprodutivo. Durante a fase folicular do ciclo reprodutivo e durante os estágios finais de gestação,a ocitocina estimula as contrações uterinas, que facilitam o transporte do esperma para o oviduto durante o período fértil.

7- funções do hipotálamo
Sua função é manter a homeostase, isto é, o equilíbrio das funções internas corporais em ajustamento ao ambiente, principalmente por meio da coordenação entre o sistema nervoso e o sistema endócrino. O hipotálamo também produz dois hormônios, a ocitocina (OCT) e o hormônio antidiurético (ADH), além de liberar fatores que regulam a atividade da adenoipófise.
Entre as suas funções, auxilia na regulação da temperatura corporal, sensação de fome (regulação do apetite), sede (regulador do teor hídrico), estresse emocional e comportamento sexual (estímulo de raiva e prazer) e indutor dos ritmos biológicos (ciclos circadianos).

Unknown disse...

Lucas Roberto 2C

13- O sangue tem como função a manutenção da vida do organismo no que tange ao transporte de nutrientes, excretas (metabólitos), oxigênio e gás carbônico, hormônios, anticorpos, e demais substâncias ou corpúsculos cujos transportes se façam essenciais entre os mais diversos e mesmo remotos tecidos e órgãos do organismo.

15-
- Hipófise
- Glândula Pineal
- Timo
- Glândula Tireóide
- Glândula Supra-Renal
- Testículo
- Ovário

Lucas dos Santos Costa disse...

Nome:Lucas dos santos Costa
2°C

7.- Controla o sistema nervoso autônomo dos seres humanos;

- Atua no controle da temperatura do corpo humano;

- Controla e regula os processos de sede e fome;

- Atua no controle das emoções e comportamentos (funções exercidas em conjunto com o sistema límbico);

- Atua no processo de contração muscular (cardíaco e liso);

- Atua na regulação de secreção de diversas glândulas que produzem hormônios;

- Age no controle de vários hormônios pela hipófise;

- Age nos processos relacionados ao desejo sexual;

- Regula os estados de consciência e ritmos circadianos (horários de vigília e sono).

12.Quando o FSH se liga aos receptores das células de Sertolli e as células granulosas dos ovários, ele estimula elas produzirem inibina, estradiol e outras proteínas essenciais à gametogênese.

Na mulher, o FSH é responsável pelo crescimento e maturação dos folículos ovarianos durante a ovogênese. Uma resposta positiva é exercida sobre o hipotálamo e sobre a pituitária durante a fase folicular do ciclo ovariano, resultando em um pico de LH e liberação de FSH, o que faz com que o folículo de Graaf se rompa e libere o óvulo, resultando na ovulação. A secreção de LH e FSH diminui durante a fase lútea.

No homem, o FSH atua durante a espermatogênese.
O FSH é utilizado em algumas técnicas de fertilização para induzir a ovulação.

Unknown disse...

7- Funções do hipotálamo: Sua função é manter o equilíbrio das funções internas corporais em ajustamento ao ambiente, principalmente por meio da coordenação entre o sistema nervoso e o sistema endócrino.

13- Funções do sangue: O sangue é responsável pelo transporte de gases, nutrientes e demais elementos que devem ser continuamente transportados através do nosso corpo, de um tecido ao outro.

Alessandro Alves
2ºC

Unknown disse...

Paulo Ribeiro 2º B


7. Funções do hipotálamo.

O hipotálamo é vital para viver como ele tem um papel muito importante. Controla determinados processos metabólicos e outras atividades do Sistema Nervoso.

As Funções do hipotálamo podem ser listadas como:

1) Controla a liberação de principais hormônios pela hipófise.
2) Controla a temperatura corporal.
3) Controle da entrada do alimento e de água, da fome e da sede.
4) Controle do comportamento e da reprodução sexuais.
5) Controle de ciclos diários no estado fisiológico e no comportamento igualmente conhecidos como o ritmo circadiano.
6) Mediação de respostas emocionais.

8. Funções da melatonina.

Conhecido como o hormônio do sono. A presença do hormônio no organismo é fundamental para a produção da insulina, ligada ao combate à diabetes, e ajuda o funcionamento do metabolismo energético, ou seja, a maneira como "queimamos gordura", sendo isso fator positivo no combate à obesidade e a consequente hipertensão.

nayara disse...

3. Função da ocitocina
"Efeito da ocitocina no útero"
Ocitocina e um hormônio secretado pela neutro-hipófise que especificamente causa contrações uterinas. Portanto muitos obstetras acreditam que este hormônio é ao menos parcialmente responsável pelo nascimento dos bebês.
"Ocitocina auxilia na ejeção do leite pelas glândulas mamarias"
A ocitocina também desempenha um papel especialmente importante na lactação, a ocitocina faz com que o leite possa ser expulso a partir dos alvéolos para os ductos da mama de modo que o bebe pode obtê-lo por meio da sucção.


6. Funções da testosterona
Promove o desenvolvimento do sistema reprodutor masculino e as características sexuais secundárias masculinas
" Função da testosterona durante o desenvolvimento fetal "
FUNÇÕES DA TESTOSTERONA
Em geral, a testosterona é responsável pelas características em que diferenciam o corpo masculino. Mesmo durante a vida fetal, os testículos são estimulados, pela gonadotrofina coriônica proveniente da placenta, a produzir quantidades moderas de testosterona por todo o período de desenvolvimento fetal e por 10 semanas ou mais após o nascimento, portanto, praticamente não é produzida testosterona durante a infância até aproximadamente a idade de 10 a 13 anos. Então, a produção de testosterona aumenta rapidamente sob o estimulo dos hormônios gonadotrópicos da hipófise anterior do início da puberdade, permanecendo assim pela maior parte de resto da vida, diminuindo rapidamente após os 50 anos e caindo para 20% a 50% dos valores máximos aos 80.

Lana Carolainy disse...

Lana Carolainy 2°A
6-A testosterona é um hormônio masculino sua função é fundamental para o desenvolvimento dos tecidos reprodutores, como os testículos e próstata, e no desenvolvimento de características sexuais secundárias, como o aumento da massa muscular, massa óssea e o crescimento de pelos no corpo
13-*A funções básicas do sangue é o transporte de substâncias
*leva oxigênio e nutrientes para as células;
*retira dos tecidos as sobras das atividades celulares (como gás carbônico produzido na respiração celular);
*conduz hormônios pelo organismo.
*desempenha um importante papel de defender o corpo das ações de agentes nocivos.

Rennan Leite disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rennan Leite disse...

Rennan Leite Ferreira Vasco 2°A

2.Funções das prostaglandinas
R: As prostaglandinas atuando apenas na própria célula e nas células vizinhas, São produzidos por quase todas as células, geralmente em locais de dano tecidual ou infecção, pois estão envolvidos em lidar com lesões e doenças. Elas controlam os processos, tais como a inflamação, o fluxo de sangue, a formação de coágulos de sangue e a indução do trabalho de parto. Eles podem ser usados ​​para tratar úlceras do estômago, glaucoma e doença cardíaca congênita em recém-nascidos e para induzir ao parto.


17. Qual a função primordial do sistema respiratório
R: A função principal do sistema respiratório é basicamente garantir as trocas gasosas com o meio ambiente

Unknown disse...

12- O FSH, hormônio foliculotrófico ou folículo-estimulante, é produzido pela hipófise e é uma das gonadotrofinas, juntamente com o LH. Apresenta como funções: regular o desenvolvimento, o crescimento, a maturação puberal, os processos reprodutivos e a secreção de esteróides sexuais, nas gônadas (testículos e ovários).
A secreção das gonadotrofinas é pulsátil, periódica, cíclica e varia com a fase da vida, com diferenças consideráveis entre o sexo feminino e masculino.
No feto, a secreção de LH e FSH torna-se significativa entre o 2º e o 5º meses de gestação, porém, ao nascimento, os níveis de gonadotrofinas são praticamente indetectáveis.
Durante a infância, a secreção das gonadotrofinas permanece suprimida. Na puberdade (entre 10 e 14 anos), é restabelecida a secreção de LH e FSH.
Nos homens, o FSH estimula a espermatogênese pelas células dos túbulos seminíferos, sendo fundamental para a produção dos espermatozoides.
Nas mulheres, o FSH causa a proliferação das células foliculares ovarianas e estimula a secreção de estrógeno, sendo fundamental para a produção dos folículos (óvulos), atuando sempre em conjunto com o LH (hormônio luteinizante).
Na fase folicular, o FSH estimula a síntese de estrógenos pelas células da granulosa ovariana. Na fase lútea do ciclo, o LH estimula a produção de progesterona e estrógenos a partir do corpo lúteo; a progesterona, assim produzida, prepara o útero para a implantação do embrião; se houver fecundação, o embrião produz gonadotrofina coriônica, que mantém o corpo lúteo; caso contrário, este acaba por degenerar, ocorrendo a menstruação.
O FSH apresenta secreção pulsátil, sincronizada com a de LH. Os níveis de LH e FSH variam de acordo com a fase do ciclo menstrual, embora o LH seja secretado sempre em maior quantidade.
Na mulher, após a menopausa, a secreção das gonadotrofinas sofre elevações consideráveis, sendo a elevação de FSH muito superior à do LH, sendo que a dosagem sérica destes hormônios pode auxiliar no diagnóstico da falência ovariana, que leva à menopausa.


13- O sangue é um tecido conjuntivo líquido que circula pelo sistema vascular em animais com sistemas circulatórios fechados; formado por uma porção celular de natureza diversificada - pelos "elementos figurados" do sangue - que circula em suspensão em meio fluido, o plasma. Em animais vertebrados o sangue, tipicamente vermelho, é geralmente produzido na medula óssea. Em animais invertebrados a coloração pode variar, mostrando-se em várias espécies, dada a presença de cobre e não ferro na estrutura das células responsáveis pelo transporte de oxigênio, azulado. [1]. O sangue tem como função a manutenção da vidado organismo no que tange ao transporte de nutrientes, excretas (metabólitos), oxigênio e gás carbônico, hormônios, anticorpos, e demais substâncias ou corpúsculos cujos transportes se façam essenciais entre os mais diversos e mesmo remotos tecidos e órgãos do organismo.
Popularmente também denomina-se por sangue o fluido com funções similares em animais não dotados de sistema circulatório fechados, a exemplo da hemolinfa nos insetos. A composição da hemolinfa é contudo diferente da composição do sangue propriamente dito.
O sangue é formado por diversos tipos de células, que constituem a parte "sólida" do sangue, cada tipo com anatomia e funções próprias; essas imersas em uma parte líquida chamada plasma. As células sanguíneas são classificadas em três grupos básicos: os leucócitos ou glóbulos brancos, que são células de defesa integrantes do sistema imunitário; os eritrócitos, glóbulos vermelhos ou hemácias, responsáveis pelo transporte de oxigênio; e plaquetas, responsáveis pela coagulação sanguínea.


joão victor silva de lima 2°"C"

isabela disse...

14-Qualquer exercício que faça a contração e o relaxamento dos músculos das pernas bombear o sangue de volta para o coração com mais força. – Podemos considerar as panturrilhas nosso segundo coração porque ao movimentá-las a musculatura comprimirá as veias da perna e facilitará o retorno do sangue ao coração.

18-Na pequena circulação, o sangue venoso que se encontra no ventrículo direito vai para as artérias pulmonares dirigindo-se para os pulmões percorrendo os capilares pulmonares, onde se realiza a hematose, ou seja, as trocas gasosas. O sangue arterial volta ao coração através das veias pulmonares, entrando no átrio esquerdo. Ventrículo direito → Pulmões → Átrio esquerdo (Coração → pulmão → Coração)


Isabela C. Pereira 2°B

Unknown disse...

7_ O hipotálamo controla o sistema nervoso autônomo dos seres humanos, atua no controle da temperatura do corpo humano, controla e regula os processos de sede e fome, atua no controle das emoções e comportamentos (funções exercidas em conjunto com o sistema límbico), atua no processo de contração muscular (cardíaco e liso), atua na regulação de secreção de diversas glândulas que produzem hormônios, age no controle de vários hormônios pela hipófise, age nos processos relacionados ao desejo sexual e aegula os estados de consciência e ritmos circadianos (horários de vigília e sono).

9_ A insulina afeta o metabolismo da glicose, dos aminoácidos e dos ácidos graxos. Seus efeitos são muito amplos e agem em muitos órgãos e células. Após ser secretada e transportada aos tecidos ela começa ser degradada, principalmente pelo fígado, rins e músculos. Quando a insulina encontra seus receptores na membrana das células, começa promover inúmeros eventos, em vários locais da célula. Esse hormônio também promove o armazenamento de combustível, que estimula a captação de nutrientes na célula.
Os níveis plasmáticos de glicose, ácidos graxos livres, cetoácidos e glicerol são diminuídos pela ação da insulina. Sua deficiência ocasiona perda de massa magra e tecido adiposo, hiperglicemia, problemas de crescimento e cetoacidose metabólica.
A deficiência de insulina pode causar sérios distúrbios metabólicos, como a diabetes. Isso está relacionado com a deficiência das células β. Tanto tipo 1 como tipo 2 são causados por essa deficiência. A secreção de insulina é aumentada pela obesidade e diminuída com exercícios físicos. Um tumor nas células β também provoca hipersecreção de insulina.


Maria Eduarda 2ºB

Unknown disse...

Fernanda Silva Ribeiro 2° D

1. Funções dos alvéolos: São responsáveis pelo aspecto esponjoso dos pulmões. A principal função dos alvéolos pulmonares é ser o local onde ocorrem as trocas gasosas entre o ar e o sangue, a hematose.

6. Funções da testosterona:Testosterona é um hormônio produzido nos testículos (nos homens) e nos ovários (nas mulheres). Suas funções são Determina as características físicas e comportamentais dos homens: fortalecimento da estrutura óssea; engrossamento da voz na puberdade; aumento da massa muscular; formação e manutenção de pelos (barba, por exemplo); maturação dos órgãos sexuais, ativação de áreas do cérebro responsáveis pelo desejo sexual.

kel disse...

3.Função da ocitocina:promover as contrações musculares uterinas; reduzir o sangramento durante o parto; estimular a libertação do leite materno; desenvolver apego e empatia entre pessoas; produzir parte do prazer do orgasmo; e produzir medo do desconhecido.


1. Funções dos alvéolos:é trocar oxigenio e dioxido de carbono através da membrana capilar alvéolo-pulmonar.

QUEVELIM VITÓRIA MENEZES 2°D

Unknown disse...

LUIZA VERONICA REIS DE AQUINO 2°B

06.Funções da testosterona: Nos homens, a testosterona é fundamental para o desenvolvimento dos tecidos reprodutores, como os testículos e a próstata, e no desenvolvimento de características sexuais secundárias, como o aumento da massa muscular, massa óssea e o crescimento de pelos no corpo. Além disso, ela também é um fator determinante no comportamento sexual masculino, pois a mesma é responsável pelo aumento do desejo sexual.


17. A função principal do sistema respiratório é basicamente garantir as trocas gasosas com o meio ambiente

Unknown disse...

Marcello Lucas 2°C

6- Determina as características físicas e comportamentais dos homens: fortalecimento da estrutura óssea; engrossamento da voz na puberdade; aumento da massa muscular; formação e manutenção de pelos (barba, por exemplo); maturação dos órgãos sexuais, ativação de áreas do cérebro responsáveis pelo desejo sexual.

7- Controla o sistema nervoso autônomo dos seres humanos; Atua no controle da temperatura do corpo humano; Controla e regula os processos de sede e fome; Atua no controle das emoções e comportamentos (funções exercidas em conjunto com o sistema límbico); Atua no processo de contração muscular (cardíaco e liso); Atua na regulação de secreção de diversas glândulas que produzem hormônios; Age no controle de vários hormônios pela hipófise; Age nos processos relacionados ao desejo sexual;
- Regula os estados de consciência e ritmos circadianos (horários de vigília e sono).

Unknown disse...

GABRIEL BONINI VALLEIGO DE SOUZA
2 ANO "A"

6-Funções da testosterona – Apresenta como funções: a diferenciação sexual masculina do embrião e do feto. Sua ação ajuda no desenvolvimento da genitália externa masculina, assim como próstata e testículo; diferenciação determinada pelo cromossomo Y que caracteriza o sexo masculino.

Na puberdade contribui para a virilização masculina com o aumento da massa muscular, distribuição típica de pelos, crescimento e desenvolvimento do pênis e dos testículos e também das cordas vocais. No adulto, controla todas as funções sexuais, desde a libido (desejo sexual) até potencia sexual e fertilidade. Atua também em gordura, sistema nervoso central, buscando um equilíbrio do organismo como um todo.

3- A ocitocina ou oxitocina é uma hormônio produzido em ambos os sexos pelo sistema nervoso central e funciona como um neuromodulador. É popularmente conhecida como o hormônio do amor, pois está ligada à sensação de prazer e bem-estar, à sensação de segurança e fidelidade entre o casal, ajuda a estreitar o vínculo afetivo entre mãe e filho e, na contração no final da gravidez para que o bebê nasça.

Emoções negativas tendem a diminuir esse hormônio, por exemplo, o estresse. Estudos demonstram que a ocitocina melhora a sociabilidade e recentemente mostrou-se eficaz no tratamento de pacientes autistas. Além disso, ajuda na redução da ansiedade, principalmente a social, pois diminui a atividade da amígdala ao medo.

Ísis Thayane disse...

13.O sangue tem como função a manutenção da vida do organismo no que tange ao transporte de nutrientes, excretas (metabólitos), oxigênio e gás carbônico, hormônios, anticorpos, e demais substâncias ou corpúsculos cujos transportes se façam essenciais entre os mais diversos e mesmo remotos tecidos e órgãos do organismo.

17.A função principal do sistema respiratório é basicamente garantir as trocas gasosas com o meio ambiente. O processo de troca gasosa no pulmão, dióxido de carbono por oxigênio, é conhecido como hematose pulmonar. Mas também ajuda a regular a temperatura corpórea, o pH do sangue e liberar água.

Ísis Thayane

2°anoD

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

"CLEVERSON SIEGRIST" - "2° B"
1. Funções dos alvéolos: RESPOSTA: Função dos alvéolos pulmonares. A principal função dos alvéolos pulmonares é ser o local onde ocorrem as trocas gasosas entre o ar e o sangue, a hematose. Ao chegar aos alvéolos, o oxigênio difunde-se para o sangue dos capilares.

13. Função do sangue : RESPOSTA: O sangue tem como função a manutenção da vida do organismo no que tange ao transporte de nutrientes, excretas (metabólitos), oxigênio e gás carbônico, hormônios, anticorpos, e demais substâncias ou corpúsculos cujos transportes se façam essenciais entre os mais diversos e mesmo remotos tecidos e órgãos do organismo.

Unknown disse...

Daniel Sousa da Costa
2ª ano A

3- Ocitocina ou oxitocina é um hormônio produzido pelo hipotálamo e armazenado(a) na p90-hipófise posterior (Neurohipófise) tendo como função: promover as contrações musculares uterinas; reduzir o sangramento durante o parto; estimular a libertação do leite materno; desenvolver apego e empatia entre pessoas; produzir parte do prazer do orgasmo; e produzir medo do desconhecido.

7- O hipotálamo é a região do encéfalo (diencéfalo) de vertebrados relativamente pequenos, localizado sobre o tálamo, cuja função é manter a homeostase, isto é, o equilíbrio das funções internas corporais em ajustamento ao ambiente, principalmente por meio da coordenação entre o sistema nervoso e o sistema endócrino.
Entre as suas funções, auxilia na regulação da temperatura corporal, sensação de fome (regulação do apetite), sede (regulador do teor hídrico), estresse emocional e comportamento sexual (estímulo de raiva e prazer) e indutor dos ritmos biológicos (ciclos circadianos).

20 de Julho de 2017 21:23

Unknown disse...

Jéssica Emanoele da Silva Nonato - 2ºB

1. A função básica dos alvéolos é a troca dos gases. A estrutura de alvéolos é o local onde a troca dos gases durante a respiração tem lugar. Estas estruturas são cercadas por capilares que transportam sangue. A troca de dióxido de carbono no sangue a partir destes capilares ocorre através das paredes do alvéolo.

13. O sangue é responsável pelo transporte de substâncias (nutrientes, oxigênio, gás carbônico e toxinas), regulação e proteção de nosso corpo.

Isadora Cristina disse...

1- Funções do alvéolos: A função dos alvéolos é trocar oxigenio e dióxido do carbono atraves dos membrano capilar alveolo-pulmonar.

13- Função do sangue: As células do nosso organismo precisam constantemente de nutrientes para manutenção do seu processo vital, os quais são levados até elas pelo sangue.O sangue cabe também a função de transportar oxigênio para as células.

Isadora Cristina Alves de Sousa 2°B

Nathália Farias disse...

22. A atuação do sistema respiratório durante o exercício objetiva essencialmente a oxigenação do sangue e a remoção de gases, principalmente o CO2, para garantir o funcionamento apropriado frente a diferentes demandas.

17. A função principal do sistema respiratório é basicamente garantir as trocas gasosas com o meio ambiente.

Nathália Caroline 2 ano B

Unknown disse...

9. As ações da insulina promovem uma "espécie" de combustível para o corpo como uma fonte de energia já que afeta o metabolismo da glicose e seus efeitos são amplos que contribuem para muitos órgãos.

17. A função primordial do sistema respiratório é basicamente efetuar trocas gasosas do organismo com o meio externo, ocorrendo a entrada do gás oxigênio nos pulmões quando respiramos e a saída de gás carbônico quando expiramos e soltamos o ar.

Victória Sales 2º B

Unknown disse...

Renato Wendell - 2ºB
6. Funções da testosterona- As funções da testosterona são: Determinar as características físicas dos homens, fortalecimento da estrutura óssea e aumento da massa muscular, e ajuda na formação de algumas características dos homens como barba, etc. Além de ajudar na maturação dos órgãos sexuais e ativação de áreas de cérebro responsáveis pelo desejo sexual.

11. Função da somatotrofina: A somatotrofina ou GH responsável por o aumento da síntese proteica (no músculos e ossos) e aumento da utilização de gordura por parte das células para gerarem energia, além de uma maior demanda de ácidos graxos dos tecidos adiposos. E ajuda a reduzir o consumo de glicose hepática (efeito oposto da insulin), e ajuda na retenção de sódio e eletrólitos e aumenta a absorção intestinal e eliminação renal de cálcio.E é conhecida como hormônio do crescimento.

Unknown disse...

13- As hemácias tem as funções de realizar a respiração celular, transportar oxigênio até os diversos tecidos do corpo e transportar parte do gás carbônico através da hemoglobina
Os leucócitos são responsáveis pela proteção do organismo e fazem a limpeza do organismo, através da destruição de células mortas ou restos de tecidos. As plaquetas são responsáveis pela coagulação do sangue. O plasma sanguíneo tem as funções de realizar o transporte de hemácias, plaquetas, leucócitos, anticorpos, vitaminas, hormônios, gases, proteínas, sais e possuem função reguladora, pois permitem as células efetuarem a eliminação de substâncias geradas no processo metabólico.

6- A testosterona determina as características físicas e comportamentais dos homens como o fortalecimento da estrutura óssea, engrossamento da voz na puberdade, aumento da massa muscular, formação de pelos, maturação dos órgãos sexuais, ativação de áreas do cérebro responsáveis pelo desejo sexual.

Aluno: Samuel de Oliveira Felipe 2°B

Unknown disse...

Francisco Júnior 2°D


13)-Ele é responsável pelo transporte de substâncias (nutrientes, oxigênio, gás carbônico e toxinas), regulação e proteção de nosso corpo

14)Pois é, ela ajuda parte do nosso sangue a voltar para o coração.
A panturrilha envia de volta para o coração cerca de 100 ml de sangue por minuto.

Unknown disse...

13.Função do sangue
O sangue é um tecido conjuntivo líquido, produzido na medula óssea vermelha, que flui pelas veias, artérias e capilares sanguíneos dos animais vertebrados e invertebrados. O sangue é um dos três componentes do sistema circulatório, os outros dois, são o coração e os vasos sanguíneos.
21.Como o exercício físico influencia no sistema cardiovascular?
exercício físico proporciona uma melhora da aptidão física do ser humano contribuindo para a melhoria da saúde e elevando a qualidade de vida, diminuindo estresse, melhora na função cardiorrespiratória, salientando que qualquer tipo de atividade física deve ser introduzido de uma forma gradativa na rotina e sempre respeitando os limites do corpo humano. As respostas fisiológicas principalmente no Sistema Cardiovascular têm como objetivo manter a homeostasia celular em face do aumento das demandas metabólicas. Na prática, ocorrem algumas alterações fisiológicas que vai proporcionando adaptações no sistema cardiovascular, tais como a freqüência cardíaca e a pressão arterial (PA), sua resposta adequada depende das características do exercício que será executado, ou seja, do tipo, da duração, da intensidade e da massa muscular envolvida.

lucas silva porto 2ºB